Há poucos dias do início da Copa do Mundo de 2010, o Técnico Dunga fez sua convocação. Mas antes de falar sobre ela, quero falar sobre ele.

"O Dunga da Seleção"

Em 1990, eu, aos 11 anos de idade, começava a despertar a minha atenção para esse esporte bretão. Por ter um pai severo, não conheci o prazer de jogar futebol desde o berço como a maioria dos nascidos neste país, ora bolas, se eu não jogava, possivelmente não assistia, mas Copa do Mundo é Copa do Mundo. Naquela época eu lembro-me de ter assistido à todos os jogos, do Brasil, e das outras seleções também, mas não conhecia muito os jogadores que faziam parte de nossa seleção, até hoje se me perguntarem eu lembro-me apenas do Taffarel e do Dunga, o primeiro por ser um grande goleiro e era a posição que eu mais gostava (gosto na verdade), o segundo, bem, o segundo eu só lembro mesmo porque a imprensa e algumas pessoas deram para ele a o honroso posto de "vilão da história".

Já em 1994, eu, aos 14 anos de idade, já entendia o jogo e conhecia muito bem os jogadores convocados para aquela Copa. E o Dunga que havia sido novamente convocado estava entre eles, a imprensa mais uma vez crucificava o Dunga e dizia que ele levaria esta nova seleção para uma velha derrota, era questão de tempo, e como a seleção tinha se classificado na última rodada não haveria dúvidas quanto a isso. Felizmente para nós, a seleção sagrou-se campeã e o Dunga não só deu a volta por cima, como, para mim, e para milhões de brasileiros, foi um exemplo de garra, dedicação e superação. Minha admiração por ele ficou marcada para sempre, para mim este era o perfil de um jogador de seleção, Dunga sintetizava um modelo de vitória, o jogador tinha (e tem) que ser sério, dedicado, incansável e comprometido.

"A Seleção do Dunga"

Quando o Dunga foi anunciado como novo técnico da seleção brasileira eu me assustei, não por ser ele, mas por ser uma pessoa que jamais treinou uma única equipe se quer. Achei a atitude da CBF irresponsável e ao mesmo tempo BRILHANTE, se a proposta era reformular, eu acreditava que aquela era a pessoa certa, já que o Felipão se recusara a continuar. E começou o Dunga seu calvário pelo nosso orgulho nacional, pouco a pouco ele foi conseguindo resultados, ganhando títulos, vencendo grandes seleções e calando a boca de muita gente, seus números mostram para qualquer crítico que, se certo ou errado, não interessa, o importante é que ele ganha. Vamos à convocação, confira a lista de Dunga no site da revista veja, muito bom por sinal, o link é este http://veja.abril.com.br/blog/copa-2010/selecao-brasileira/a-lista-dos-convocados-de-dunga/ confesso que me surpreendi com a ausência do Adriano e de resto, se tenho o direito de reclamar, posso dizer que eu levaria o Paulo Henrique Ganso, no mais acho que ele foi coerente e muito profissional, se em outros anos criticamos os técnicos por levarem jogadores por imposição da CBF ou dos patrocinadores, este ano só se critica a teimosia dele e não o seu caráter. Acredito que estaremos sim na final, se ganharemos ou não, é outra história, mas ele ganhou até agora tudo o que disputou e nenhuma grande seleção do mundo nos ridicularizou como em outras oportunidades, pelo contrário, sempre que jogamos com elas, elas se fecham por medo da nossa força. Avante Dunga, boa sorte seleção, que brilhem os jogadores.

Até a próxima pessoal e "Que a terra lhes seja leve!!!

0 comentários:

Sobre o Blog

Criei este espaço para suprir a necessidade de expressar minhas opiniões sobre diversos temas e situações que ao longo deste tempo terrestre me foram, e são, impostos todos os dias pela vida.

Visualizações

Seguidores